Considerado o período mais importante para o crescimento, o chamado INTERVALO DE OURO pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.
Você já imaginou que suas primeiras decisões têm a possibilidade de influenciar a saúde, as atividades físicas e as habilidades de aprendizado do seu filho?
Na gestação, quando uma mãe escolhe se alimentar de uma forma saudável, já está fazendo uma programação genética para a saúde do seu filho na vida adulta.
Assim, já sabemos que a multiplicação e o aumento celular não são os únicos responsáveis e nem suficientes, por si, só para o desenvolvimento infantil.
Para um bom desenvolvimento é de extrema importância garantir estímulos externos e internos adequados.
Fatores como o estresse, infecções, exercícios e a nutrição influenciam em até 80% neste processo de desenvolvimento.
O estímulo humano e ambiental promovem a aquisição de novas habilidades, como o equilíbrio, a linguagem, o raciocínio, a memória…
O estímulo interno nutricional garante substrato e energia para que esse desenvolvimento aconteça.
Por isso, os primeiros 1000 dias de vida são tão importantes. Este período será determinante, a curto e longo prazo, na saúde e no bem-estar da criança, até a vida adulta.
Os primeiros anos, são como preparar a estrutura para edificar uma casa… e o principal pilar é o afeto!