Estudos demonstram que 55% dos sentimentos são expressos através da comunicação não verbal, 38% pela voz e apenas 7% por palavras.
Então, vamos tratar um pouco de como podemos melhorar neste sentido?
Contato visual: ao receber o paciente, cumprimente sempre olhando nos olhos e evite conversar olhando para a tela do computador, exames, etc.
Postura: procure ficar de frente para o paciente e evite posições que indiquem receio ou afastamento, como braços cruzados ou ficar recostado na cadeira.
Distância: fique próximo à mesa, pois, a aproximação indica interesse e gera confiança e cumplicidade
Toque: toques afetivos, como um abraço, fazem bem sempre, além de demonstrarem cuidado e estimularem o autocuidado. Então, pode ser um toque no ombro, no braço ou, se tiver maior vínculo ou sentir abertura, um abraço farão bem!
Movimentação: evite movimentos repetidos ou em excesso, isso vai criar um ambiente de tranquilidade
Expressão facial: demonstre simpatia, sorria, procure manter um semblante tranquilo, sem cerrar os olhos
A comunicação humana é complexa e, quanto mais ficarmos atentos a estes “detalhes”, melhor será a qualidade do atendimento que oferecemos.
E você, colega médico, sente dificuldade em alguns destes aspectos? Compartilha aqui comigo!