Comunicação não verbal

Estudos demonstram que 55% dos sentimentos são expressos através da comunicação não verbal, 38% pela voz e apenas 7% por palavras.

Então, vamos tratar um pouco de como podemos melhorar neste sentido?

Contato visual: ao receber o paciente, cumprimente sempre olhando nos olhos e evite conversar olhando para a tela do computador, exames, etc.

Postura: procure ficar de frente para o paciente e evite posições que indiquem receio ou afastamento, como braços cruzados ou ficar recostado na cadeira.

Distância: fique próximo à mesa, pois, a aproximação indica interesse e gera confiança e cumplicidade

Toque: toques afetivos, como um abraço, fazem bem sempre, além de demonstrarem cuidado e estimularem o autocuidado. Então, pode ser um toque no ombro, no braço ou, se tiver maior vínculo ou sentir abertura, um abraço farão bem!

Movimentação: evite movimentos repetidos ou em excesso, isso vai criar um ambiente de tranquilidade

Expressão facial: demonstre simpatia, sorria, procure manter um semblante tranquilo, sem cerrar os olhos

A comunicação humana é complexa e, quanto mais ficarmos atentos a estes “detalhes”, melhor será a qualidade do atendimento que oferecemos.

E você, colega médico, sente dificuldade em alguns destes aspectos? Compartilha aqui comigo!

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